terça-feira, 29 de outubro de 2013

I CAFÉ FILOSÓFICO





Clique na imagem para aumentá-la

Observando o princípio tipicamente kantiano, no que tange ao ensino de filosofia, e em conformidade com os objetivos dos parâmetros curriculares para a disciplina de Filosofia do Estado de São Paulo, que propõem “ensinar a filosofar”, é que idealizamos a realização do I Café Filosófico em nossa escola, sob o tema: “O conhecimento na Filosofia Antiga”, como um produto conclusivo do trabalho desenvolvido ao longo do ano e mais especificamente deste semestre, organizado pelos alunos dos Grupos de Estudos de Filosofia, sob a orientação do professor Weslay A. Maia.
No final do primeiro semestre deste ano, verificou-se um interesse crescente nas aulas de Filosofia. E para não desperdiçar este interesse dos alunos, ao retornar das férias, foram criados dois grupos de Estudos, que se intercalam às quartas-feiras, após o horário de aulas, sem possuir qualquer vínculo com as avaliações regulares da disciplina.
Para os encontros, foi adotado o livro “Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein” de Danilo Marcondes (Editora Zahar), do qual escolhemos alguns textos para reflexão e discussão. Após cada encontro, um aluno fica responsável por elaborar um resumo sobre as ideias apresentadas na discussão e enviá-lo ao professor, para que seja publicado no Blog, criado para ser mais um meio de interação entre o docente, os alunos e os conteúdos abordados em aula e fora dela, disponível no seguinte endereço: <http://www.filosofaremaulas.blogspot.com.br>.
No decorrer destes encontros, pensou-se em encerrar o ano letivo com um evento que unisse, ao mesmo tempo, formação e experiência filosófica com dinamismo e criatividade, além de constituir-se uma novidade para a realidade da escola. Desta forma, planejamos a realização do I Café Filosófico, que deverá proporcionar aos alunos uma experiência, muitas vezes apenas assistida de longe, nos canais televisivos e/ou na internet.

Este evento está previsto para realizar-se em 19/11/13, das 9h30 às 12h10, na Sala de Multimídia da referida Unidade Escolar e, no seu desenrolar, apresentará uma peça teatral adaptada da Tragédia sofocleana “Édipo Rei”, fazendo uma menção à mitologia grega como forma de explicação da realidade, anterior à Filosofia; uma exposição oral de um aluno, destaque do Grupo de Estudos, sobre “O conhecimento nos pré-socráticos: Heráclito e Parmênides”, apresentando o conflito filosófico vivenciado pelos filósofos ou seus adeptos; uma dinâmica, para promover uma interação com os participantes, em vistas de entender a abordagem do método socrático (ironia e maiêutica); e, por fim, uma exposição oral de um professor universitário convidado, sobre “O conhecer em Platão e Aristóteles: pontos divergentes”. O encerramento dar-se-á mediante confraternização.