sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Palestras no Centro Universitário Assunção - UNIFAI


Nos dias 14 e 16 de Outubro de 2014, realizaram-se duas palestras para os alunos do 4º e 6º semestres do Curso de Filosofia do Centro Universitário Assunção - UNIFAI, sob o tema "A prática docente no ensino de Filosofia: a escola pública em questão".

À convite da Profª. Valéria Batista, o Prof. Weslay Maia realizou uma apresentação, levando os alunos a refletirem sobre as dificuldades encontradas no exercício do magistério na escola pública e as possibilidades de intervenções positivas na prática docente. Para isso, o professor explicitou os conceitos de Educação e Escolarização, na perspectiva do filósofo Mário Sérgio Cortella; o conceito de Filosofia entendida como uma Atividade reflexiva, baseada nas ideias de Immanuel Kant; a proposta de cultivo de perguntas por parte dos alunos, seguindo o pensamento de Rubem Alves; e, por fim, apresentou sua experiência a partir dos trabalhos desenvolvidos em sua Unidade Escolar.

Tais experiências abrangem a dinâmica didática, com o uso de Mapas Conceituais ou Esquemas Explicativos, para nortear a exposição e desenvolvimento das aulas, motivadas por indagações desafiadoras, que levam os alunos a interagir e construir o conhecimento; a criação e utilização de Grupo de Contato nas redes sociais, para sanar dúvidas e disponibilizar arquivos, vídeos e conteúdos para as aulas; a criação deste Blog, para melhorar o acesso dos alunos a informações importantes referentes à disciplina; a realização de Estudos do Meio, proporcionando um enriquecimento cultural dos alunos; o desenvolvimento de Oficinas de Seminário, ensinando técnicas de comunicação e elaboração de apresentações; o desenvolvimento de Seminários Teórico-Práticos com ações que fomentem o exercício da Solidariedade e Cidadania; a orientação de Grupos de Estudos no contra-turno, totalmente independente do processo avaliativo da disciplina regular; e, por fim, a realização do Evento Cultural - Café Filosófico, propondo discussões apresentadas por professores universitários e/ou especialistas da área, referente ao tema do evento.

Após a explanação, abriu-se espaço para perguntas dos universitários, tanto ao palestrante, quanto aos seus alunos dos Grupos de Estudos e a sua Coordenadora Pedagógica, a Profª. Sílvia Beatriz. Terminada a discussão, agradeceu-se o convite, a atenção e a participação de todos.

Para visualizar as fotos do evento, clique aqui.