terça-feira, 4 de novembro de 2014

II CAFÉ FILOSÓFICO

No dia 04 de Novembro de 2014, realizou-se na E.E. Ver. Elísio de Oliveira Neves o II CAFÉ FILOSÓFICO, sob o Tema: "Democracia e Liberdade: Uma reflexão sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)".
Para isso, contamos com o empenho e dedicação dos alunos dos Grupos de Estudos de Filosofia Política e Teoria do Conhecimento, além de dois excelentes palestrantes e especialistas no assunto: a socióloga Ednéia Gonçalves e o cientista político Fabiano Pereira.


Tendo em vista o aniversário de 50 anos do Golpe Militar no Brasil, o Currículo Oficial do Estado, referente aos conteúdos sobre Democracia e Cidadania; Democracia e Justiça social; Direitos Humanos e Participação Política; a crescente aversão a assuntos políticos por parte dos alunos, as atividades dos Grupos de Estudos de Filosofia e a relevância do tema, julgou-se necessário abordar o assunto, a fim de conscientizar os alunos sobre a importância da efetiva participação política e cidadã, na construção de uma sociedade democrática, cada vez mais justa e solidária. 


Ø CRONOGRAMA DO EVENTO

- 9h – Composição da mesa e Abertura / Hino Nacional.
- 9h15 Intervenção Cênica 1 / Música: Cálice.
- 9h25Vídeo contextualizador – Ditadura Militar (1964).
- 9h501ª Palestra: “Liberdade e Opressão: O Brasil em cena”. (Ednéia Gonçalves)
(Bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

- 10h30 – Espaço para perguntas / Agradecimento à palestrante.
- 10h55Intervenção Cênica 2 / Música: Pra não dizer que não falei das flores.
- 11h052ª Palestra: “Democracia e liberdade em construção”. (Profº. Fabiano Pereira)
(Bacharel e Licenciado em Ciência Política pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP; Graduado em Artes Cênicas pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Consultor Educacional).

- 11h45 – Espaço para perguntas.
- 12h – Agradecimentos / Homenagens.
- 12h10 – Mensagem Final – Prof. Weslay.
- 12h15 – Confraternização / Encerramento.


Este evento foi muito significativo para todos os participantes, levando-nos a refletir sobre a importância de construirmos uma sociedade livre e justa, valorizando o que já fora alcançado por tantas pessoas que lutaram, durante este período, pela redemocratização do país.

Para ver as fotos, vá para a página EVENTOS.