sábado, 10 de setembro de 2016

IV CAFÉ FILOSÓFICO

Estão abertas as INSCRIÇÕES para participar do IV Café Filosófico


          A cada dia, os noticiários nos mostram que estamos vivendo um aumento de atitudes polarizadas, muitas vezes nocivas ao convívio social. Tais atitudes caracterizam-se pelo desrespeito e negação às diferenças, seja no âmbito religioso, sexual, de ideais político-partidários ou a simples divergência de ideias e posicionamentos. Paira na sociedade uma insatisfação ou desconfiança com as instituições políticas e sociais, que resultam em ações violentas, colocando em risco o ideal republicano de igualdade, liberdade e fraternidade.

Foi pensando nisso, que idealizamos a realização deste projeto interdisciplinar de Ciências Humanas, o qual será desenvolvido em duas atividades distintas, porém, complementares: uma exposição sob o título: “Direitos Humanos para quem? ”; e o IV Café Filosófico, um evento cultural de discussão filosófica sobre o tema “Diversidade e extremismos: o problema da polarização”. Este é promovido pelo Grupo de Estudos de Filosofia Política e alguns alunos do Ensino Médio, sob a orientação do professor Weslay A. Maia, em conjunto com os professores da área, e é aberto ao público.

III Café Filosófico - 2015
Desde 2013, os Grupos de Estudos de Filosofia (GEF) realizam o Café Filosófico, como uma forma de partilhar as reflexões e diversificar o modo de discutir temas relevantes, para os demais alunos e/ou membros da comunidade que não participam de seus encontros.

      Para levar a cabo esta discussão, convidamos um palestrante e elegemos dois representantes do Grupo de Estudos, que irão tratar dos seguintes temas:

PALESTRAPluralidade e Igualdade: a eficiência do Estado democrático em questão – realizada pelo André Toledo Porto Alves (Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP, Mestre em Filosofia do Direito pela USP, Graduado em Direito pela USP e em Ciências Sociais pela PUC/SP);

COMUNICAÇÃO A hermenêutica do sujeito e a sociedade extrema: uma reflexão sobre o pensamento de Foucault – realizada por Mirella Yohanna e Allef Mizael, (ambos integrantes do Grupo de Estudos de Filosofia Política).

A estas discussões serão intercaladas intervenções cênico-musicais realizadas pelos participantes do Grupo de Estudos, bem como apresentação de trabalho desenvolvido pelos alunos dos 2ºs Anos do Ensino Médio, referente à temática dos Direitos Humanos.



Se você deseja participar do evento, gratuitamente, faça a sua INSCRIÇÃO, 
clicando AQUI.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre os eventos anteriores, visite a Guia EVENTOS.

 Mapa localização da Escola
Localização da Escola