Estudos do Meio


III ESTUDO DO MEIO: RELIGIÃO E CULTURA

Aspectos religiosos – Pensamentos, discursos e conflitos


         Para uma compreensão mais abrangente da sociedade na qual estamos inseridos, faz-se necessário refletir sobre os aspectos culturais que a constituem. Dentre os quais, também se faz presente o aspecto religioso. Este é um tema esquecido na trajetória escolar de muitas pessoas. Raras são as oportunidades escolares de conhecer e compreender melhor as diferentes religiões: suas origens, histórias, valores. Como também são raras as oportunidades escolares de construir uma atitude filosófica com relação à religião, buscando esclarecer e compreender as discrepâncias entre os “discursos salvíficos” e as intolerâncias e fundamentalismos que geram violência e destruição à pessoa humana.


Desta forma, torna-se imprescindível e altamente enriquecedor o Estudo do Meio: Religião e Cultura, que consiste na visita monitorada a quatro templos religiosos diferentes (Sinagoga, Mesquita, Igreja Católica Romana e Igreja Luterana), no centro de São Paulo. A fim de se compreender de perto os aspectos que envolvem tais expressões religiosas, além de elucidar os pressupostos que sustentam seus discursos para, depois, compará-los com o discurso filosófico e problematizá-los, além de facilitar a compreensão das causas de conflitos étnico-religiosos.

 


 





II Estudo do Meio: Religião e Cultura




No dia 28/05/14, realizamos nosso II Estudo do Meio: Religião e Cultura, com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Desta vez, fizemos um trabalho interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Filosofia e Geografia.

Buscamos aprender sobre os ensinamentos das religiões visitadas, para entender seus pressupostos fundamentais e os motivos pelos quais possam surgir conflitos e intolerâncias entre as mesmas, mais especificamente, na região do Oriente Médio.

Assim como no ano passado, os alunos levaram consigo um Caderno de Campo, para ser preenchido durante as visitas e falas dos representantes das religiões visitadas, além de, posteriormente, colarem fotos, produzir mapas e Dissertação abordando o assunto.



 

 







I Estudo do Meio: Religião e Cultura


Realizou-se no dia 12/06/13 o I Estudo do Meio: Religião e Cultura, para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Uma visita monitorada a quatro templos religiosos, referentes às religiões reveladas (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo). O intuito do Estudo foi colocar os alunos em contato com diferentes culturas religiosas, capacitando-os a diferenciar os discursos religiosos e compreender as questões que levam a conflitos no Oriente Médio.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui observações, críticas, comentários, sugestões.